24º Encorse
Encontro Nacional de Coros da Rede Sinodal reúne estudantes em Porto Alegre
Realizado no Colégio Sinodal do Salvador, evento fortaleceu a música, a integração e a identidade luterana
 
O Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre, sediou nos dias 12 e 13 de setembro o 24º Encorse (Encontro Nacional de Coros da Rede Sinodal de Educação). A programação, realizada no Auditório do Bloco Sul e na Igreja da Comunidade Evangélica do Salvador, reuniu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, proporcionando dois dias intensos de música, aprendizado e integração.
Foram mais de 200 participantes, entre estudantes, regentes e professores acompanhantes, representando 13 escolas. Além do anfitrião, também participaram o Colégio Evangélico Alberto Torres – Região Alta (Roca Sales/RS), Colégio Sinodal da Paz (Novo Hamburgo/RS), Instituto Rio Branco (São Leopoldo/RS), Colégio Sinodal (São Leopoldo/RS), Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul/RS), Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (Horizontina/RS), Centro de Ensino Médio Pastor Dohms (Porto Alegre/RS), Centro de Ensino Médio Dorothea Schäfke (Taquara/RS), Colégio Teutônia (Teutônia/RS), Colégio Gaspar Silveira Martins (Venâncio Aires/RS), Instituto Ivoti (Ivoti/RS) e Colégio Sinodal Doutor Blumenau (Pomerode/SC).
O evento teve como objetivos congregar estudantes de corais da Rede Sinodal de Educação, valorizar o trabalho desenvolvido na área de canto-coral, qualificar a prática musical por meio de oficinas e ensaios por naipes, e fortalecer a identidade evangélico-luterana das instituições da Rede, que têm na música um de seus pilares mais expressivos.
Durante o encontro, os estudantes participaram de atividades de técnica vocal, ensaios por naipes, ensaios em grande grupo e de oficina ministrada pelo professor Federico Trindade. Nas duas noites de apresentações, cada coral teve a oportunidade de apresentar seu repertório, explorando diferentes estilos musicais e arranjos. Um dos momentos mais especiais foi a formação do Grande Coral, quando todos os estudantes se uniram para interpretar quatro músicas de forma conjunta.
Os regentes e professores também surpreenderam ao preparar e apresentar uma música como forma de homenagem aos estudantes, reforçando o espírito de união que permeou todo o encontro.
Para a professora Maira Weyrich Sträher, regente do Grupo Vocalis do Salvador e organizadora do evento, o Encorse foi ainda mais simbólico. “Neste ano especial em que o Colégio celebra seu jubileu de 60 anos, tivemos a honra de sediar pela primeira vez o Encorse, evento que reforça nosso compromisso com a valorização da Música, a integração entre escolas da Rede Sinodal e a formação integral dos estudantes. A experiência de cantar no grande grupo foi única, em uma apresentação inesquecível”, destacou.
Maira também enfatizou o êxito do encontro. “O Encorse cumpriu com excelência seus objetivos, proporcionando uma experiência enriquecedora aos participantes, fortalecendo os laços entre instituições e promovendo a cultura musical.”
Entre os destaques ressaltaram-se ainda a qualidade artística dos corais, o engajamento das famílias hospedeiras que acolheram os estudantes e o trabalho dedicado das equipes de organização, responsáveis por garantir uma experiência acolhedora e inspiradora para todos os envolvidos.
Avaliado de forma muito positiva pelos participantes, o 24º Encorse reafirmou o poder da música como elo entre tradição, identidade e futuro da educação luterana.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Ananda Severino Corrêa e Lívia Junges Flores
Site CFJL Alterações 4