Com o objetivo de aprofundarmos o estudo das principais características dos Mamíferos, os alunos da 6ª série foram incumbidos da tarefa de coletarem pêlos e pegadas desses animais, integrando assim, os conhecimentos práticos com os teóricos, na construção dos conceitos pelo próprio estudante. As aulas foram ministradas pela professora Mª Aparecida B. de Andrade. Confira alguns relatos dos estudantes:



COLEÇÃO DE PÊLOS E PEGADAS DOS ANIMAIS MAMÍFEROS


Todos os mamíferos possuem pêlos, alguns menos e outros mais. Cada tipo de pêlo com sua função, geralmente para aquecer e proteger o corpo.

Existem muitas variedades de pêlos. Por exemplo, a ovelha possui lã, o cavalo pêlos no corpo e crina no rabo e numa parte do pescoço, o porco possui cerdas e o gato tem vibrissas, mais conhecidas como bigodes, nas bochechas e pêlos no corpo.
Os pêlos mais importantes são os do nariz e das orelhas, pois eles filtram o pó e a sujeira.

Os mamíferos terrestres possuem patas e os aquáticos possuem nadadeiras, as patas são muito variadas dependendo da função que exercem. Por exemplo, o cavalo possui cascos nas patas; os gatos têm as patas bem moles, macias e flexíveis, pois sobem em lugares altos. Alunas: JÉSSICA HILGERT e CLÁUDIA BINS

Vimos que existem vários tipos de pêlos e uma diversidade de patas nos animais mamíferos. Cada animal tem o seu pêlo e suas patas conforme suas necessidades de sobrevivência e adaptação na natureza.

O gato, por exemplo, possui garras afiadas e um "amortecedor" que suporta grandes impactos. Há ainda, mamíferos com as patas muito sensíveis, os cavalos precisam, por exemplo, de ferradura para poder se locomover em estradas.
Muitos animais possuem pêlos para se aquecer e servem como proteção e como faro, para isso servem as vibrissas (bigodes).

Concluímos então, que qualquer mamífero possui pêlos e deixa a sua impressão com as patas com as quais podemos reconhecê-los.
Alunos: MAURICIO KARAS E FERNANDO VITENCOURT



Os animais mamíferos possuem patas que servem para sustentar o corpo e para locomoção, eles as usam para caçar, correr e caminhar, são de diversos tipos, tamanhos, formas e jeitos diferentes.

Os pêlos servem para proteger e aquecer o corpo, existem diversos tipos de pêlos com formatos, tamanhos e cores diferentes, algumas vezes eles servem como camuflagem para animais selvagens, descobrimos também que só os mamíferos os possuem.
Alunos: RENAN ZAGO, ARIEL ABELING, GABRIEL HENDGES.