No dia 17 de agosto às 19h30min, realizou-se na Igreja Martinho Lutero uma importante palestra reflexiva com o Dr. João Batista Costa Saraiva (Consultor do UNICEF para assuntos da Infância e Adolescência na América Latina, Juiz de Direito do Juizado Regional da Infância e Juventude de Santo Ângelo, Professor na Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul, conferencista conhecido em todo o país e com diversos livros publicados). A referida palestra teve como tema "A criança e o adolescente como sujeitos de direitos e deveres".

Segundo o Dr. Saraiva, as conquistas dos jovens, em termos de direitos, trouxeram muitas responsabilidades; há deveres, caso não soubermos exercitá-los, infelizmente, perderemos os direitos já adquiridos.

A nossa passagem pela vida nos oportuniza a chance de freqüentar três escolas: a primeira é a escola da família, na qual obtemos os primeiros aprendizados, pois é nela que se adquire os exemplos, os modelos. Não adianta pregar o discurso contra o tabagismo, vícios e alcoolismo se a própria família acaba com o discurso vazio. Ocorre que hoje em dia, estamos atravessando uma etapa nova na nossa existência em que a família é diferente da do século XX. A segunda escola é a própria Escola que, na maioria das vezes, está super carregada de funções, isso porque, quando houver falhas antes, ela acaba assumindo a complementação, seja na colocação dos limites, no estabelecimento de regras que, muitas vezes, a família não teve capacidade de exigir. A terceira escola é a Vida que nos ensina muito e é influenciada por meios externos, principalmente pela TV que apresenta um tipo de vida que não nos pertence, uma realidade distante.

Portanto, é lamentável que jovens cheios de saúde e vida desperdicem suas próprias vidas em situações irresponsáveis, muitas vezes, influenciados pelos outros. Os pais precisam saber dizer não, quando esse não é justo e necessário, podendo evitar tragédias, a dor e o sofrimento. Toda a equipe participante do Projeto Vida, bem como a direção do CFJL e FAHOR agradecem a participação dos jovens e, principalmente das famílias. Da mesma forma, agradecemos em especial, ao patrocinador CMC Seguros.