Em 2005 a temática do Projeto Nestlé pela Literatura é "Vozes do Terceiro Milênio: arte da inclusão". O Projeto é marcado pela intensa pesquisa de materiais pedagógicos, históricos, iconográficos, musicais e lúdicos que garantem o máximo possível de envolvimento efetivo de professores e de alunos no desenvolvimento das propostas.

A Fundação Nestlé de Cultura, por meio do concurso cultural, Viagem Nestlé pela Literatura se junta a esse esforço nacional não só levando livros para alunos e professores, mas, principalmente, concretizando sugestões de práticas de leitura que viabilizam caminhos para o aperfeiçoamento de jovens leitores.
Diante dessa certeza, um grupo de alunos do Ensino Médio, juntamente com a Professora de Português/Literatura/Redação Nadir Pimentel Gomes estão desenvolvendo as oficinas com duas aulas semanais mediante a leitura das obras: "O Alienista e outros contos" - de Machado de Assis e "Melhores poemas" - Mário Quintana.

Sabemos que, para que o diálogo leitor/texto(s) seja pleno, é preciso que haja, especialmente com o jovem ainda em formação uma intensa motivação, que deve ser necessariamente partir do envolvimento de todos os sentidos. O jovem leitor deve perceber que o ato de ler é o envolvimento de um olhar especial de que todo o corpo é partícipe: É a leitura que envolve o movimento, os sentidos, para envolver também o intelecto, o espírito.