Vivemos num mundo em que a ciência e a técnica desempenham destacadas funções interferindo em quase todos os instantes de nossa vida, sendo esse entre diversos outros objetivos do Colégio Frederico Jorge Logemann, que os alunos de terceiros anos, segundo e primeiro ano do PEIES, saíram rumo a Porto Alegre no dia 30 de maio, para uma viagem de estudo.

Os estudos começaram com a ida ao museu de Ciência da PUC/RS para aprender ciências e tecnologia numa forma agradável de entender os fenômenos da natureza.

Interativo e dinâmico, o museu serve como um forte estímulo para compreender e utilizar no dia-a-dia os princípios da física, da matemática e de outras ciências com as suas aplicações.

Na parte da tarde, no dia 31 de maio, seguiram-se os estudos com uma visitação no Jardim Botânico para observar e explorar as principais espécies vegetais e suas características, dando-se uma devida importância à preservação da natureza.

Seguindo a viagem, alunos juntamente com os professores Enedina Busanello, Joel Tauchen e Nadir Pimentel Gomes, visitaram o Museu de Arte, tendo obras de grandes pintores influenciados pelos movimentos de Vanguarda Européia, bem como artistas contemporâneos.

No dia 1º de junho, foi o momento ápice da jornada de estudos, sendo no salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael das 08h30min às 12h30min, alunos e professores participaram de um ciclo de palestras com doutores em Literatura da UFRGS e dos melhores cursinhos pré-vestibulares, que fizeram interpretação e observações às questões sobre as leituras obrigatórias pra o vestibular 2003 e 2004 da UFRGS, sendo: Os Lusíadas, Marília de Dirceu, O Guarani, O alienista, A rosa do povo, o conto Negro Bonifácio/Simões Lopes, Vidas Secas e a hora da estrela. Juntamente com esse grande evento que envolveu mais de três mil estudantes, foi feito o lançamento de várias obras que servirão de apoio ao vestibulando.

Para finalizar a viagem, realizou-se um passeio de barco no Rio Guaíba, conhecendo a rica história de sua formação, as paisagens que a constituem e a civilização ao seu redor.

Ao retornar, visitou-se o Memorial Rio Grande do Sul, observando a linha do tempo, salas de vídeo apresentado os temas; meio ambiente, imigração, guerras e revoluções, cultura e tradição.