Desde a abertura do evento no auditório, na sexta-feira dia 22, até o encerramento, dia 23, professores de 29 cidades diferentes das áreas de Matemática, Física e Química estiveram reunidos debatendo sobre diversos assuntos relacionados à prática educacional.

No dia 22 pela manhã, já na recepção, antigos colegas e amigos puderam se reencontrar. Durante a abertura oficial do evento, o Dir. Sedelmo ressaltou a importância de um evento deste porte em Horizontina, salientando que o CFJL busca promover pelo menos um destes eventos a cada ano.

Dando continuidade ao evento, o Vice-diretor Pedagógico, Mártin Goldmeyer, anunciou a palestrante Profª Drª. Maria Salett Biembengut - FURB, Blumenau, SC -, cuja palestra teve como tema: “Modelagem & Aplicações para o Ensino Fundamental e Médio”. Após a palestra, os professores se dirigiram ao Centro Social Evangélico, onde foi servido o almoço.

Após o almoço, dando continuidade aos trabalhos, à tarde, o Prof. Éder Kinast – IENH/UERGS, Novo Hamburgo – palestrou sobre o tema: “Estatística em trabalhos experimentais: potencialidades e técnicas”. Após a palestra, os professores participaram das sete oficinas disponíveis, sendo 20 vagas em cada, com duração de 2 duas horas.

Uma das oficinas, “Supercondutividade no ensino de Física”, foi ministrada pela Prof. Carla Spohr, professora do CFJL. As demais oficinas foram: “Modelagem Matemática: possibilidades do ensino e a aprendizagem” - Profª. Drª. Maria S. Biembengut; “Reescrevendo e Relendo a Matemática no Espaço Criativo da Sala de Aula” - Profª. Me. Regina Célia Santiago; “Problemas geradores na aprendizagem de Matemática no Ensino Médio” – Colégio Sinodal/São Leopoldo, Prof. Marcelio A. Diogo; “Noções de Astronomia para o ensino médio” - CEAT/Lajeado, Profª. Sônia Gonzatti; “Contextualização na abordagem dos conteúdos e conceitos de Química” - CEAP/Ijuí, Profª. Enedina Marlen Budel Casalini; “Matemática Financeira” – Luterprev e SETREM.

Ao final das oficinas, os professores foram convidados a uma visita ao Campus Arnoldo Schneider, onde puderam conhecer a mais nova obra da FAHOR: o prédio em forma da Rosa de Lutero, símbolo máximo dos luteranos, da qual a Rede Sinodal de Educação, mantenedora no CFJL, faz parte.

À noite, os professores ficaram maravilhados com as apresentações culturais no auditório, que foram: Coral, Orquestra de Violões e Grupo de Danças, sendo todas estas atividades promovidas pelo Colégio com a participação dos alunos, cabendo aos professores Cleverton Stroher e Elisabete Izolan a organização.

Após as apresentações foi servida a janta, e após esta, os professores puderam se integrar para conversar, cantar, dançar, rever amigos e relembrar velhos tempos.

Já no sábado pela manhã, foi ministrada pela Profª Me. Regina Célia Santiago, a palestra: “Na travessia dos milênios, Nós? Educadores?”. Posteriormente foram entregues os certificados aos palestrantes e ministradores das sete oficinas.

O encerramento deu-se com um almoço. Ao final do evento, a avaliação dos visitantes foi extremamente positiva e não faltaram elogios pela qualidade do evento e também pela beleza e hospitalidade da nossa cidade.


Parabéns a todos os envolvidos e a toda comunidade horizontinense, por mais este evento de sucesso!



FOTOS:

http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2007&album=921

http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2007&album=918

http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2007&album=920

http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2007&album=919

Veja mais: http://www.cfjl.com.br/encontro