Profª Cat. Sara Regina Hoppen

Na última quinta-feira, dia 14.06.07, na sala do Projeto Amigos da Vida, ocorreu a formação aos voluntários e voluntárias interessadas em auxiliar pessoas que sobreviveram a acidentes de trânsito e estão hospitalizadas. O preparo adequado para as situações-limite é necessário. Podemos expressar nossa solidariedade de muitas formas. No entanto, é importante que a pessoa vitimada de um acidente sinta sinceridade neste voto, e perceba que ela é importante para a humanidade, para o seu grupo de amigos e amigas, e para pessoas que se preocupam com ela. Esta sensibilização faz com que sua recuperação seja mais rápida. Pela parte de visitadores, esta sensibilização faz com que sintam-se úteis e importantes e criem novas relações sociais.

Do conteúdo tratado, destaca-se de que nem sempre uma visita no hospital é adequada, por ser um espaço de recuperação, de repouso. A recomendação é que ela seja breve, leve, e traga votos de boa recuperação. Se é possível protelar a visita para a pessoa quando ela já estiver recuperada, em sua casa, isto é melhor.

A visitação às pessoas doentes é uma ordem para o bom cristão e para a boa cristã, no sentido de levar consolo, amparo e dizer o quanto desejamos que a pessoa se recupere. Com estes critérios, as pessoas visitadoras, em número de duas, sabem o valor de seu silêncio, sua discrição. A pessoa doente talvez queira falar sobre a sua dor e precisa ter o tempo necessário. Isto significa que as pessoas visitadoras precisam saber ouvir.

Parte da formação está simular através do sócio-drama como seria uma visita em hospital, momento muito apreciado pelos/as participantes.

O Grupo pretende desenvolver esta atividade, ou seja, visitas a pessoas acidentadas, no hospital Oswaldo Cruz, dentro dos critérios estabelecidos pelo próprio hospital e de acordo com as orientações dadas na oportunidade da formação. Para obter maiores informações as pessoas interessadas podem contactar com integrantes voluntários e voluntárias do Grupo Amigos da Vida, ou, no CFJL, 3537-1614.