Isso não tem jeito! Essa pessoa não vai chegar a lugar nenhum...

Frases e afirmações que povoam o nosso imaginário revelando um descrédito, uma desesperança na aprendizagem, e na transformação que qualquer vida e pessoa podem passar. Obviamente, que o contraponto dessas afirmações só pode ser manifestado a partir da fé. Apenas com esperança e fé podemos pensar e agir para a mudança e a transformação.

O Salmo 113.5-8 testemunha o poder da fé a da esperança que transformam a vida. “Quem é como Deus, que está nas alturas e se inclina para as profundezas? Que ergue do pó o desvalido e tira o pobre do esterco, fazendo-o assentar-se entre os príncipes, entre os príncipes de seu reino.” 

 

Martinho Lutero destaca a importância da educação como compromisso de fé na transformação das pessoas, no comentário ao Salmo 113:

“Observa as cortes de todos os reis e príncipes, nas cidades e paróquias. Acaso não se concretiza nelas este salmo com muitos exemplos? Encontrarás advogados, doutores, conselheiros, escrivães, pregadores, professores que, em geral, eram pobres e que, seguramente, todos foram estudantes que subiram e cresceram a tal ponto de agora serem senhores, como diz o Salmo e que, como príncipes, ajudam a governar as nações”

Assim, na vida, com educação e fé, se acha um jeito para muitas coisas, como a construção de: relações fraternas, aprendizagens significativas, vidas com valores, perseverança nos infortúnios e uma sociedade digna e justa. A crise da sociedade, das famílias e dos indivíduos passa pela crise na educação, mas principalmente, pela crise na fé e na esperança.

Quando se acredita... Se espera! E na espera, começa o aprendizado e a realização que transforma. Pois sem fé, não iniciamos coisa alguma. A descrença e o medo paralisam e desiludem as pessoas.

Que o Bondoso Deus nos capacite para acreditar que a educação transforma as pessoas, capacitando, humanizando e libertando.