n 015

O CFJL tem como maior objetivo ver seus alunos alçando grandes voos. Sempre é motivo de felicidade e satisfação quando nossos alunos colhem os frutos do estudo e da garra que dedicam ao seu crescimento nos estudos. O aluno do 3° ano do Ensino Médio Gustavo Zarth, é um exemplo desse compromisso ao conquistar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Investimento. 

A OBInvest, Olimpíada Brasileira de Investimentos, é uma prestigiada competição nacional de Finanças e Investimentos voltada para estudantes do Ensino Médio, criada em 2020 pelo professor Gilberto Gil Passos, do CEFET-RJ, com o objetivo de promover o interesse pela educação financeira e pelo mercado de investimentos. Durante a competição, os participantes têm a oportunidade de simular investimentos em diversos ativos financeiros, como ações e títulos públicos, além de participar de eventos e acessar materiais de estudo sobre o tema. A premiação neste ano acontecerá dia 16 de março no Rio de Janeiro. 

Gustavo, desde o início, demonstrou um talento nato por finanças, inspirado pelas aulas com o professor Márcio Kalkmann. 

"Decidi me inscrever pois me apaixonei pelo estudo de finanças", compartilha Gustavo. Surpreendendo a todos, inclusive a si mesmo, ele superou a primeira fase da competição sem preparação prévia, alcançando 17/20 pontos - bem acima da média de corte de 10/20. Esse sucesso inicial o motivou a mergulhar ainda mais fundo nos estudos para a segunda etapa, ressalta o estudante.

Empenhado em superar os novos desafios, o estudante do 3° ano de Ensino Médio dedicou-se ao estudo de programação e conceitos financeiros avançados, aproveitando os materiais fornecidos pela organização. Seu esforço foi coroado com um desempenho perfeito, gabaritando a segunda fase com 15/15 pontos, quando a média de aprovação era de 12/15.

O professor Márcio Kalkmann, expressa sua satisfação ao ver o crescente interesse dos estudantes por finanças, um campo tão crucial e ainda pouco explorado na educação brasileira. "Fico satisfeito ao ver que, além do Gustavo, muitos estudantes têm gosto por finanças", salienta o professor. Ele enfatiza a importância da educação financeira na formação dos jovens, preparando-os para uma gestão eficaz de suas finanças na vida adulta.

A última etapa representou o ápice do desafio para o estudante: elaborar um plano de investimentos detalhado, levando em conta variáveis como risco, volatilidade, retornos e dividendos, além de preferências pessoais como viagens frequentes, financiamento imobiliário e planejamento para casamento. Esta fase exigiu não apenas conhecimento técnico, mas a habilidade de aplicar conceitos financeiros a situações reais da vida.

“Quero aumentar meu conhecimento, ter mais práticas e fazer mais olimpíadas”,  finaliza Gustavo.

O CFJL tem como missão inspirar e apoiar seus alunos na conquista de seus sonhos e objetivos. A jornada de Gustavo Zarth, marcada por determinação e excelência, é uma fonte de inspiração não só para o CFJL, mas também para o município de Horizontina. Estamos comprometidos em continuar investindo no sucesso de nossos alunos, capacitando-os a enfrentar os desafios do mundo moderno e a alcançar suas mais ambiciosas metas.