As aulas práticas nos laboratórios tornaram-se importante ferramenta de aprendizagem pois muito mais que uma aula expositiva, os estudantes conseguem visualizar o conteúdo compartilhado pelo professor . 

Cada aluno aprende de formas diferentes, então  quanto mais oportunidades e jeitos de expor o conteúdo, mais chances da turma compreender e aprender junto. Por isso, as aulas de Química do 1º A são realizadas no Laboratório de Química, da Faculdade Horizontina.

Nessa semana a turma que é orientada pela professora e mestre Sheila Bonetti estudou sobre íons de ferro, uma substância bastante importante para os seres humanos. A deficiência de íons ferro no organismo dá origem a um estado de anemia, sendo que no primeiro estágio da doença, os glóbulos vermelhos tornam-se descorados, diminuídos de tamanho e no segundo, o indivíduo apresenta palidez, fraqueza, fadiga, falta de ar, entre outros sintomas. Como forma de tratamento, uma das indicações dos especialistas na área é a administração, por via oral, do sal de sulfato ferroso (FeSO4), acompanhada de uma dieta rica em ferro.

A proposta da professora era para que os estudantes identificassem a presença de íons ferro constituintes da substância em maior concentração em determinados medicamentos comerciais e também a turma pesquisou sobre a importância do ferro para uma vida saudável.

 

n 1785 1

n 1785 2   n 1785 3