A luz está presente em tudo do nosso dia a dia, seja pelo sol, o computador, no smartphone ou ao ligar uma lâmpada em casa.

A exposição à luz azul, artificial, é benéfica ao ser humano. Ela pode ajudar a regular o sono, aliviar a depressão e, dependendo da luz, até melhorar a saúde ocular. Contudo,  a luz azul em excesso é prejudicial à saúde. Ao olho humano pode causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, criar lesões no cristalino do olho (catarata) e na retina, pois esta luz não é filtrada ao passar pelos olhos.

O professor Maicon Hammes e técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação do CFJL destaca que nesse tempo em que as aulas ocorrem de forma on-line e que as atividades de lazer muitas vezes estão condicionadas aos smartphones e  televisão, é preciso prestar atenção no tempo de exposição à luz azul.

Uma pesquisa do King's College, de Londres, reuniu dados de crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos do uso de smarphones e tablets no período de descanso em diferentes graus de gravidade. Os pesquisadores verificaram de má qualidade do sono a doenças como obesidade e depressão infantil. “O maior problema ocasionado pela luz azul artificial é que esta suprime a produção de melatonina, sendo este o hormônio que promove o sono. Portanto, aquela olhada no celular antes de dormir pode ser muito prejudicial à  qualidade de sono”, destaca o professor.

O estudo do King's College aponta que  a exposição à luz azul por tempo prolongado, , tem diminuído a média de horas de sono da população nas últimas duas décadas. Crianças e adolescentes têm dormido cada vez menos. Isso pode levá-los a comer mais, se exercitar menos e ficar deprimidos. Da mesma forma, os jovens são mais propensos a apresentar problemas de comportamento e dificuldade de concentração durante o dia. O uso de computadores e celulares em um período imediatamente anterior ao horário de dormir pode levar a menos horas de sono profundo.

O estudo ressalta que o ser humano passa a produzir melatonina a partir de 1h30min da última exposição à luz azul. Neste caso, se você for dormir a meia-noite vai entrar em sono profundo a partir da 1h30min da manhã. Se seu horário de acordar for às 6 horas,  o tempo máximo de sono profundo é 4h30min o que é muito abaixo do mínimo necessário (entre 6h e 8h) para um adulto.

n0015

Algumas dicas para evitar o uso excessivo da luz azul são:

· Evitar contato com a luz azul cerca de 2 horas antes do horário desejado para dormir;

·Utilizar algum aplicativo que habilite a luz noturna em smartphones;

· Ter contato de ao menos trinta minutos  diários com luz azul natural;

· A cada 20 ou 30 minutos de exposição a uma tela com luz azul, mire por 20 segundos para outro ponto a fim de descansar a visão.

· Outra dica importante é mesclar atividades de lazer e relaxamento que não utilizem esses equipamentos, especialmente à noite.