As estudantes Beatriz e Bruna Fuchs, do 3º Ano do Ensino Fundamental, encantaram a turma com uma atividade diferente e cheia de benefícios: o aterramento, também conhecido como grounding. A ação faz parte do projeto “Pequeno Pesquisador”, que incentiva os estudantes a explorarem temas diversos por meio da curiosidade e da pesquisa.
Durante a apresentação, Beatriz e Bruna explicaram que o aterramento consiste em caminhar descalço sobre a terra, grama ou areia, promovendo uma conexão direta com a natureza. As estudantes destacaram que a borracha presente na maioria dos calçados impede essa troca energética, pois isola o corpo do solo. Por isso, a proposta da atividade foi colocar literalmente os pés no chão.
A técnica do aterramento proporciona diversos benefícios à saúde, como a redução de inflamações e dores, a melhora na circulação sanguínea, o alívio do estresse, a melhora na qualidade do sono, o fortalecimento muscular e a correção da postura. Destacaram também que o contato direto com o solo permite que o corpo absorva elétrons livres presentes na terra, os quais ajudam a neutralizar os radicais livres do organismo, promovendo equilíbrio e bem-estar.
Na etapa prática da atividade, a turma foi convidada a ir ao parque e experimentaram o aterramento descalços, em contato com a grama e a terra. Com o auxílio de um multímetro, foi possível medir a quantidade de troca energética entre o corpo e o solo — vendo na prática que o número aumentava significativamente durante o contato direto com a terra, o que demonstrava uma maior condutividade elétrica.
O Projeto Pequeno Pesquisador continua a promover momentos de aprendizagem, despertando nos alunos o interesse pela ciência, pela saúde e a pesquisa.
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